sábado, 31 de dezembro de 2011

PREDESTINAÇÃO


Olhe a predestinação para frente e não para trás, pois o que está por vir é bem mais fácil de compreender do que aquilo que já foi.
Digo isto porque se existisse um levantamento estatístico a respeito dos pontos doutrinários mais controversos da Escritura, predestinação estaria entre aqueles que geraram debates os mais acirrados.
Afinal, o que sobre ele escreveram os intérpretes “iluminados” é bem mais complexo do que a respeito trataram os autores bíblicos inspirados.
Os que negam e os que defendem a predestinação fazem uso de versículos muitas vezes de forma tão forçada, de modo que o esclarecimento torna mais escuro o que já não é claro e complicado o que não é simples.
Predestinação é um daqueles temas que deveria ser estudado à luz de Deuteronômio 29.29  que diz que as coisas encobertas pertencem ao nosso Deus, para que a especulação  fosse contida aos limites estreitos da incapacidade de querer saber o que Deus mesmo não deu a conhecer de forma plena.
O próprio apóstolo Paulo não foi à exaustão sobre o tema, e visto que desejava a salvação dos perdidos se deu mais a pregar o evangelho do que a debater questões teológicas de nenhum efeito prático em termos de predestinação.
Se predestinação é um mistério quanto ao processo como se deu, é bem mais compreensível quando olhada a partir de seu alcance ou objetivo.
Desta forma, será melhor olhar a predestinação para frente, o seu futuro, do que para trás e tentar descobrir como tudo aconteceu no passado.
Para as coisas que têm início e fim se elas não podem ser compreendidas olhando para aquele, isto é, para o início, talvez seja possível entende-la concentrando-se neste, ou seja, no fim.
Afinal, quando se quer encontrar razões que levaram Deus a agir assim ao tempo em que o mundo sequer existia, esbarra-se na grande verdade que escreveu o apóstolo Paulo: Quem compreendeu a mente do Senhor (Rm 11.34)?
Como ninguém compreendeu a mente de Deus fica difícil entender muitos de seus atos, dentre os quais a própria predestinação.  
Considerando que só compreendemos os atos de alguém quando se compreende sua mente, não é de estranhar que não entendemos muitos dos atos de Deus exatamente porque não compreendemos Sua mente, e também porque Ele mesmo não deu informações mais detalhadas a respeito em Sua palavra.
E mesmo os atos divinos que podem ser compreendidos é com muito empenho de estudo, simplicidade de coração e iluminação do Espírito Santo que o homem pode ter algum entendimento, já que a mente da criatura é infinitamente menor do que a do Criador.
Como na predestinação Deus tem um objetivo ou propósito, devemos estudá-la nessa direção porque é neste sentido que a Bíblia parece fornecer mais informações ao leitor.
Portanto, se o objetivo do estudo da predestinação é encontrar razões para acalmar a alma do que incendiá-la, de agradecer a Deus do que discutir com os homens convém observar o que os escritores inspirados têm a dizer neste sentido.
No texto de Romanos 8.29 o apóstolo Paulo observa que a predestinação tem a ver com o objetivo de tornar os salvos conformados a imagem do Filho de Deus, o que demonstra que o seu alvo é conformar o crente a Cristo: Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
Aqui predestinação tem como alvo  conformar os salvos a Cristo, e como você foi predestinado sua expectativa deve ser posta neste sentido.
Logo em seguida – v. 30 – Paulo elenca várias coisas com a predestinação, todas elas de iniciativa de Deus, a saber: a predestinação, o chamado dos predestinados, a justificação dos chamados e a glorificação dos justificados, de modo que no fim da predestinação está a glorificação dos filhos de Deus: E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou (Rm 8.30) .
Vê-se, portanto, que a predestinação aqui tem como objetivo final a sua glorificação.
Quando, por outro lado, escreve aos efésios o mesmo escritor demonstra que a predestinação tem como alvo Deus mesmo, já que ele informa que Deus predestinou as pessoas para si mesmo: E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade (Ef 1.5).
Aqui, o seu futuro como predestinado é ser de  Deus.
Portanto, olhar a predestinação para frente, tendo em conta o que será, e não para trás, para saber como ela se deu, é coisa mais certa, mesmo porque além do passado ser muito difícil para ser explicado o futuro é muito glorioso para ser perdido hoje com discussões que complicam quando explicam.
Já que o passado não te pertence mas o futuro te pertencerá, coloque sua mente nas coisas que serão e não nas que já não são.
Lutero de Paiva Pereira

Um comentário: