segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Apocalipse e Jó: sugestão de leitura.

Existem dois livros na Bíblia que são campeões em meter medo em seus leitores. Um deles é o livro de Jó, e outro, o de Apocalipse.  Jó relata o sofrimento temporário pessoal de um homem e apocalipse, num certo tempo, o sofrimento  coletivo de muitas pessoas. No entanto, por mais incrível que possa parecer são exatamente esses livros os que trazem um final  alegre e confortante como nenhum outro da Escritura. Jó, por exemplo, relata ao final do livro sua experiência de conhecer a Deus direta e pessoalmente, e isto depois de um período longo em que o seu conhecimento a respeito dEle era somente através de terceiros e por ouvir falar: antes eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem (Jó 42.5). Ora, para o crente a experiência de conhecer tão íntima e diretamente a Deus é algo indizível.

Por sua vez Apocalipse, em seus dois últimos capítulos, registra a experiência de João de ver os novos céus e a nova terra (Ap 21.1), bem assim a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus (Ap 21.3), para se tornar o lugar de Sua habitação com os homens, pois Deus mesmo estará com eles (Ap 21.3) para sempre, mostrando a eterna alegria e felicidade dos salvos.
Ora, ver o futuro glorioso que espera aqueles que professam fé em Jesus Cristo como Salvador e Senhor é algo espetacular e de grande exultação.
Desta forma, considerando que o término do livro de Apocalipse é o anúncio do início da eternidade dos salvos, a sugestão para se ler o livro sem medo e para bom aproveitamento é fazer a leitura  de trás para frente, ou seja,  sabendo como será o depois do fim antes mesmo do fim chegar.
Como Apocalipse é um livro relativamente extenso – 22 capítulos – com relatos e figuras de compreensão difícil e de certo modo de cansativa observação, é comum o leitor seguir com fôlego até os capítulos 15 e 16, começando a arrefecer os ânimos a partir do capítulo 17, para roubar de vez a vontade ler para nunca chegar aos capítulos 20, 21 e 22.
E quem não chega aos capítulos finais de Apocalipse não tem a melhor revelação que João teve.
Desta forma, como a leitura de Apocalipse tende a ficar pelos capítulos que se mostram aterradores, o leitor se deixa dominar por um medo tal que todas as vezes que o nome apocalipse é pronunciado, as primeiras coisas que vêm a sua mente são figuras de serpente, dragão, morte, pestes, destruição, etc.
Aliás, até mesmo os estudos apocalípticos nas igrejas normalmente se fixam nessas partes, e não poucas vezes tornando pior o que já estava ruim na mente dos crentes.
Colabora para piorar ainda mais esta sensação ruim em relação ao escrito de João o uso indevido que o cinema faz da palavra apocalipse, pois todo filme que traz esse título é de catástrofe e sofrimento sem fim.
Será que João ao ler o livro de apocalipse ficou com medo? A pergunta tem pertinência porque não é de duvidar que o escritor tenha lido várias vezes o que escreveu, pois ao tempo em que fez o registro inspirado ele encontrava-se na ilha de Patmos (Ap 1.9), e estando ali não tinha como não se dedicar a isto. E lendo é possível afirmar que ele se alegrou mais do que teve medo, pois alguém que viu o que Deus tem preparado para aqueles que o amam, outro não seria o sentimento a dominar seu coração.
 E porque viu o melhor que Deus lhe deu a conhecer, o penúltimo verso do livro é: Vem, Senhor Jesus! (Ap 22.20) e, o último: a graça do Senhor Jesus seja com todos (Ap 22.21).
Quem termina assim um escrito não pode estar senão com boa sensação e grande expectativa a respeito de tudo que lhe foi dado a conhecer.
O que o apóstolo João viu talvez explique um pouco daquilo que o apóstolo Paulo escreveu em sua carta à igreja de corinto: nem olhos viram, nem olhos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam (1 Co 2.9).
Este texto se baseia nas palavras de Isaias: porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera (Isa 64.4).
Apocalipse demonstra, ao seu final, o que Deus tem preparado para aqueles que o amam, e foi isto que João demonstrou em boas letras.
Portanto, se você está entre aqueles que Deus ama não tem porque ter medo de ler apocalipse, pois o livro nada mais faz que não seja demonstrar que Deus trabalha para aquele que nele espera, e trabalha preparando coisas excelentes.
Este mesmo modo de ler apocalipse poderá ser empregado na leitura do livro de Jó, e fazendo assim você descobrirá a alegria da experiência de conhecer a Deus de forma pessoal e direta, o que mudou para melhor a história daquele homem.
Se ao ler Jó você viu somente ação de Satanás, chagas, coceira, abandono, solidão e coisa parecida, agora você poderá ver outra coisa, isto é, Aquele a quem Jó mesmo viu.
O livro de Jó trata de uma parte e não da totalidade de sua vida, pois sua vida na verdade começa quando o livro acaba, ou seja, depois que ele conhece a Deus. Daí por diante é possível dizer que para Jó tudo se fez novo (2 Co 5.17).
Leia, portanto, Jó e Apocalipse com esta sugestão para conhecer a Deus e aquilo que Ele tem preparado para os seus, e isto para que o medo dê lugar a alegria.
Lutero de Paiva Pereira.

Um comentário: