quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

"DEUS TEM UM PLANO ESPECIAL PARA VOCÊ"

Você é daquele tipo de pessoa que vive insatisfeito porque não descobriu ainda qual o plano especial de Deus para sua vida?
Se for este o seu caso é possível que esta leitura seja útil para melhorar seu estado de alma.
É verdade que muitos dos que vivem sob o drama da ausência de um propósito na vida quando vão à igreja ouvem o pastor dizer: “Deus tem um plano especial para sua vida”.
Esta afirmativa vinda do púlpito coloca o ouvinte em estado de “graça”, e lhe dá ares de alguém realmente muito importante para Deus, elevando de forma perigosa seu ânimo. Afinal, planos especiais indicam pessoas especiais. Logo, o ouvinte pensará silenciosamente em seu coração: "sou especial porque Deus tem algo especial para mim".
Contudo, o tempo passa e o tal plano especial nunca vem ou acontece, o que traz frustração e desânimo, fazendo nascer no coração certa dose de decepção com  Deus que não cumpriu nada de especial em seu favor, conforme o pastor insinuou.
Agora, além de abatido você ainda se torna decepcionado com Deus.
Na verdade a máxima “Deus tem um plano especial para você” não tem fundamento bíblico algum, pois não passa de uma máxima  inventada por alguém que quis se passar por mais sábio que os próprios escritores sagrados, os quais não tiveram segurança alguma em dizer isto quando escreveram suas cartas.
Com efeito, Paulo, Pedro, João e o escritor de Hebreus, nenhum deles fez afirmativa que desse aos seus leitores a ideia de que poderiam esperar o momento em que Deus revelaria um plano especial para cada um deles, pois sabiam muito bem que a coisa não se processa assim.
E se eles, os escritores inspirados pelo Espirito Santo, não afirmaram nada neste sentido, por que é que alguém agora, na condição de simples leitor iluminado, deveria fazê-lo?
Portanto, é totalmente descabido dizer que “Deus tem um propósito ou um plano especial para você”, como se você fosse alguém distinto de todos os outros, a ponto de merecer atenção e tratamento distinto do céu.
Se você sendo uma pessoa comum crê que é especial, o melhor a fazer é rever esta postura  imediatamente, pois não há nenhum  tratamento “vip” celestial proposto em seu favor.
O apóstolo Paulo recomenda que ninguém deve pensar de si mesmo mais do que convém, antes pensar com moderação (Rom 12.3), e quem for moderado neste aspecto verá que não especial a ponto de merecer tratamento incomum de Deus.
Pensar de si mesmo com moderação implica, dentre outras coisas, não julgar-se merecedor de um plano especial de Deus, senão somente da graça manifestada igualmente a todos em Cristo Jesus, a qual por si já se mostra mais que especial.
A pregação, portanto, deve fazer os ouvintes crerem no que efetivamente são, ou seja, pessoas pecadoras, injustas, ímpias sujeitas ao mesmo tratamento divino, e que mesmo sendo comuns foram escolhidas por Deus para serem filhos por adoção através de Jesus Cristo.
Na verdade, o plano especial que Deus tem para você é o mesmo que Ele tem para todas as outras pessoas, a saber: a) que você seja conformado a Cristo; b) que se alegre sempre em Cristo; c) que anuncie a Cristo; d) que cresça no conhecimento de Cristo; e) que  amadureça espiritualmente, etc.,  tornando-se  cada vez mais equilibrado em seu comportamento, desenvolva sua salvação e vida dignamente a altura do evangelho.
Desta forma, não se martirize esperando que um anjo do céu venha lhe dizer algo sobre um propósito especial que Deus tem reservado para você, pois quem fica nesta espera perde  tempo  e nunca chega ao propósito de sua existência, que é viver para glória de Deus, observando os preceitos das Escrituras.
Lembre-se que quando Jesus chamou seus discípulos Ele não disse que Deus tinha um propósito especial para suas vidas, mas simplesmente lhes disse: segue-me.
Ouvir o segue-me de Cristo já é mais que especial para qualquer um.
Portanto, siga a Cristo e encontre o propósito especial de Deus para você que é fazer de você uma nova criatura, cuja mente renovada pela Palavra poderá lhe dar as condições necessárias não só para não se conformar ao mundo, como também para conhecer a vontade de Deus que em si mesma é boa, perfeita e agradável (Rm 12.2).
O melhor mesmo a saber neste momento é que você não é peça fundamental para o propósito de Deus, mas se torna especial quando passa a fazer parte do Seu propósito.
Não se esqueça que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Rm 3.23), o que  inclui você e todos os outros, mas por obra da graça foram justificados gratuitamente mediante a fé em Jesus Cristo, o que também alcança você e os demais.
Agora que você sabe que não é especial para Deus, viva de forma incomum para Ele que o amou de forma tão especial em Jesus Cristo.
Lutero de Paiva Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário