domingo, 25 de dezembro de 2011

NINGUÉM MORARÁ NO CÉU

Se é correto dizer que os salvos irão morar no céu, porque Jesus ao ensinar seus discípulos a orar através da oração do Pai nosso ao invés de incluir o “venha o teu reino” não colocou em seu o lugar o “leva-nos para o céu””?  
No entanto, não só na oração do Pai nosso como através da Bíblia como um todo é mais seguro afirmar que a morada dos salvos será na terra e não no céu, de modo que convém que o reino venha.
O que pode ter levado ao desenvolvimento da idéia dos crentes morarem no céu, dentre outras coisas, é que existem aqueles que crêem que virarão anjos depois da morte, e como anjo é um ser da esfera celestial se deduz que aquele que se tornou anjo deverá ir para lá.
No entanto, não existe base bíblica que sustente a mudança do status de homem para anjo, mesmo porque se tal ocorresse o homem perderia mais que ganharia, pois o homem é superior ao anjo no fato de ter sido criado por Deus a sua imagem e semelhança, realidade esta que o anjo não possui.
Na verdade, uma vez nascido gente, o homem continua gente para sempre e como tal, habilitado a morar na terra, inclusive ao tempo da volta de Cristo, em comunhão com Deus. 
Na verdade, ao morar numa terra restaurada, como é promessa de Deus para os salvos, e com seu corpo e alma redimidos, o homem terá encontrado o ápice de sua própria existência.
O apóstolo Pedro escreve que nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça (2 Pe 3.13), novos céus e nova terra que surgirão depois que os céus atuais, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão (2 Pe 3.12).
O processo de tornar nova a terra antiga acontecerá ao tempo da vinda do Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existirem serão atingidas (2 Pe 3.10).  
A terra será restaurada para continuar útil a habitação dos filhos de Deus, e será um lugar bom para viver porque Deus mesmo fará aqui seu tabernáculo (Ap 21.3), pois se assim não fosse não existiria motivo para ela passar por todo o processo de restauração.
Foi essa nova terra com a habitação de Deus que o apóstolo João viu e escreveu: vi nosso céu e nova terra já que o primeiro céu e a primeira terra passaram (Ap 21.1).
E como nessa nova terra Deus habitará com os homens, não há porque o homem ir morar no céu se Deus mesmo virá morar na terra.
Vale lembrar que uma das bem-aventuranças dita por Jesus é que os mansos herdarão a terra (Mt 5.5). Por outro lado, quando o Filho do homem vier em sua majestade, assentando-se no seu trono de glória pra decidir sobre o destino dos homens, Ele não dirá aos salvos vinde para o céu, mas sim, vinde, benditos de meu Pai, e entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo (Mt 25.34).
Como o reino estará na terra Jesus dirá aos não salvos: apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos (Mt 25.41).
Este texto dá a idéia de que quem vai sair da terra são os malditos os quais irão para outro lugar, enquanto os benditos entrarão na posse do reino que na terra se fará presente em sua totalidade.
Afinal, para que o reino de Deus viesse para terra é que os crentes foram ensinados a orar: venha o teu reino (Mt. 6.10).
Com a terra restaurada e recebendo a habitação de Deus não existirá motivo para o homem sair dela, já que com a presença de Deus por aqui o ambiente será o mais adequado para seu viver.
Ademais, como ser físico e metafísico, isto é, corpo e espírito, o homem mais se conforma aos contornos da terra do que propriamente aos do céu.
O salmista escreveu que os céus são os céus do Senhor, isto é, o lugar onde o Senhor habita, mas a terra, deu-a Ele aos filhos dos homens (Sl 115.16), ou seja, para ser a sua morada.
Um dia a profecia de Habacuque - toda a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor (2.14) – certamente se cumprirá, e nesse tempo a terra terá ares de céu, ou seja, de lugar onde a vontade de Deus é plenamente satisfeita e com os benefícios disto decorrentes.
É interessante que a Bíblia diz que Jesus voltará uma segunda vez ao mundo, mas não diz que depois desta sua segunda vinda ele retornará ao céu como o fez da primeira vez que esteve por aqui.
O que se pode deduzir disto é que ao retornar à terra, Jesus o fará com o objetivo de permanecer por aqui para sempre, e isto junto com todos aqueles que por Deus foram transportados do império das trevas para o reino do Filho do seu amor (Cl 1.13).
E quando vier o fim Jesus entregará o reino a Deus, o Pai ( 1 Co 15.24) para que Deus seja tudo em todos (1 Co 15.28).
No entanto, alguém poderá indagar: o que o apóstolo Paulo escreveu à igreja de tessalônica não indica que os crentes morarão no céu?
Ele diz: Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor (1 Ts 4.17).
Em primeiro lugar o texto não diz que os crentes irão morar no céu, mas somente que serão arrebatados nas nuvens, a encontrar com o Senhor nos ares;
Segundo, encontrar com o Senhor nos ares não significa morar com o Senhor nos ares, mesmo porque o Senhor não mora e nem morará nos ares e o apóstolo não diz que ficaremos para sempre com o Senhor ali e,
Terceiro, o encontrar-se com o Senhor nos ares poderá representar o tempo necessário de permanência dos salvos “fora” do contexto da terra, até que ela passe pelo processo de transformação de que falou o apóstolo Pedro, o qual será levado a efeito de uma forma que os homens não têm como suportar se porventura permanecerem aqui naquele período.
Portanto, este verso por si só não autoriza a assertiva de que os crentes irão para o céu.
Aliás, quando escreveu aos romanos o mesmo autor diz que toda a criação geme (Rm 8.22), o que inclui a terra, na ardente expectativa (Rm 8.20) de ver a manifestação dos filhos de Deus, porque a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus (Rm 8.22). 
E os crentes, diz ele, também gemem enquanto aguardam a adoção de filhos, a redenção do corpo (Rm 8.23).
Essa terra que espera sua libertação será libertada e os crentes que esperam a redenção serão redimidos, e tudo isto para glória de Deus.
Será, portanto, numa terra que não mais gemerá, pois estará livre, que os crentes que também não mais gemerão habitarão para sempre com o Salvador.
Porque não moraremos no céu mas na terra continuemos pois a orar: Pai nosso que estais no céu ... venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
Lutero de Paiva Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário