quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

CUIDE DE SUA MENTE


O desenvolvimento da vida cristã e da maturidade espiritual depende da mente humana, pois por mais estranho que possa parecer a alguns, a fé se assenta em verdades que a mente deve apreender e fazer isto para desenvolver um estilo de vida novo.
O pensamento, algo abstrato, tem no comportamento sua concretude.
Quem nega a sua mente o valor que a Bíblia lhe dá não tem como conhecer o que a Bíblia lhe 
Se a mente não fosse importante ao crente Paulo não teria escrito: pensai nas coisas lá do alto (Cl 3.2).
Observamos em sua carta aos romanos que o apóstolo indica que Deus mesmo usa a mente humana tanto para amaldiçoar o homem, como para abençoá-lo.
No terreno da punição do homem no uso inadequado da mente Paulo diz que tendo em conta que os homens desprezaram o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes (Rm 1.28).
Com uma disposição mental reprovável os homens passam a ter práticas ou atitudes reprováveis tais como: malícia, avareza, maldade, inveja, contendas, dolo, malignidade etc ( v 29 a 31), o que prova que os atos humanos estão conectados a mente.
E o cúmulo de uma mente entregue a disposições reprováveis é que mesmo conhecendo que são passíveis de sentença de morte, tais homens não somente praticam tais coisas, como também aprovam os que assim procedem (v.32).
Assim, ao adotar em sua mente valores e práticas contrárias a justiça divina, o homem desenvolve uma vida torpe o que em si mesma já está carregado de maldição.
Por outro lado, a forma de Deus abençoar o homem através de sua  mente é pelo processo de sua renovação, de modo que tendo uma forma nova de pensar, o homem passa a conhecer a vontade de Deus e a desenvolver práticas santas, o que é abençoador.
Paulo escreve: não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12.2).
Neste texto Paulo afirma que a vontade de Deus é por si só boa, agradável e perfeita e quem tiver uma  mente renovada será capaz de prová-la a vontade divina como tal.
Portanto, para que o crente experimente a vontade de Deus como algo bom, perfeito e agradável é preciso que sua mente seja renovada, pois sem que a mente passe por este processo nem mesmo o crente saberá avaliar a vontade de Deus com estes predicativos.
Com uma mente renovada e uma forma de pensar nova, o crente terá condições de emitir juízo crítico em relação as coisas e valores do seu tempo, para aprovar o que é certo e reprovar o que é errado.
A pregação, portanto:
tem que comunicar aos ouvintes verdades da Escritura que sejam inteligíveis e que os ajude a pensar de modo novo;
deve despertar nos crentes o desejo de meditar na Escritura;
precisa incentivar os crentes a leitura diária da Escritura porque uma mente não se renova somente com o que se ouve aos domingos e,
finalmente, o próprio crente deve zelar de sua mente para que não tenha por hábito entregá-la as coisas reprováveis, mas sim aquelas que a renovem cada vez mais, pois ninguém pode ser maior guardião de sua mente senão aquele que a possui.
Lutero de Paiva Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário