sexta-feira, 18 de novembro de 2011

SE VOCÊ SOUBESSE

São interessantes as histórias nas quais uma pessoa vai conversar com outra com relativa liberdade, não encontrando muita receptividade da parte de quem a ouve porque a pessoa com quem vai falar não a conhece no mesmo grau de intimidade. Normalmente isto acontece entre pessoas comuns e pessoas famosas, pois estas, sendo vistas com freqüência por aquelas através da mídia, provoca naquelas a idéia de serem velhas conhecidas e não são.
Você conhecer um famoso através da TV, da revista, do Jornal, etc., não quer dizer que o famoso  te conhece.
Na Bíblia tem uma história parecida só que totalmente invertida, pois no caso é a pessoa famosa que conhece a pessoa comum e não a comum que conhece a pessoa famosa.
E a pessoa famosa aqui não o é porque a mídia a fez famosa, mas é famosa  por ser quem ela é, ou seja, o próprio Deus feito homem.


E porque a pessoa comum não conhece a pessoa famosa que com está falando, ela está na iminência de perder uma grande oportunidade de ter sua vida mudada, pois de alguma forma sua ignorância não quer que o diálogo prossiga.
Um advogado, lá no início de sua carreira, passou várias horas num voo sentado ao lado de uma alta autoridade do Poder Judiciário e nem ao menos se permitiu a algum diálogo, e  isto porque não conhecia quem era seu companheiro de viagem. Se soubesse, é bem provável que sua carteira profissional contivesse a assinatura daquele Ministro, o que mais tarde seria honroso para aquele causídico de primeiros passos.
 A Bíblia relata, então, o encontro de Jesus com uma mulher samaritana, fato este ocorrido num poço perto da cidade de Sicar, lugar onde ela havia ido tirar água.
Naquela região e época  as pessoas iam buscar água para consumo em lugares específicos, já que as casas não contavam com o bem-estar de terem abastecimento próprio como nos dias atuais.
A mulher não sabia quem era aquele homem que estava ali no poço, embora aquele homem soubesse quem era aquela mulher.
Jesus se dirige a ela pedindo água para beber: Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. (v.7)
Espantada com o atrevimento do pedido, já que judeus e samaritanos não tinham bom relacionamento, a mulher responde: como sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (v.9)
Como Jesus está disposto a fazer um bem a ela,  sabendo que ela não podia perder a oportunidade que tinha diante de si para alternar para uma nova vida, Jesus lhe responde: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva (v.10).
Por não conhecer a bondade de Deus e nem aquele que com ela naquele momento dialogava, a mulher não se dá conta do que tem diante de si para mudar completamente seus dias.
As pessoas que não conhecem a Cristo, o dom de Deus, não sabem o que Ele lhes pode oferecer e  deste modo não quererem ir até Ele para alcançar a transformação que somente Jesus Cristo pode fazer no homem.
Jesus fala com a mulher sobre a possibilidade dela receber dele água viva, para saciar sua sede de um modo diferente do que fazia a água que ela viera buscar no poço.
A palavra viva utilizada por Jesus é zoe que significa vida em sentido espiritual e não biológico.
Ela sabia o que era água, mas água viva ela não nunca tinha ouvido falar. Ela conhecia o poço que lhe dava água, mas um outro lugar que pudesse lhe oferecer água viva ela desconhecia por completo. Ela sabia da água que saciava sua sede física, mas de uma água que saciava sua alma ela nem sonhava existir.
Como os homens não sabem quem Jesus Cristo é, eles continuam ignorando Seu poder de lhes dar água viva, e em razão disto continuam sedentos no coração, buscando saciar seu anseio de alma em “poços” cuja “água” não lhes matam a sede espiritual que os incomodam.
Afinal, a sede espiritual não tem como ser saciada senão com água viva que procede de Cristo.
Jesus afirma a mulher que se ela soubesse quem Ele era, ao invés dele lhe pedir água para beber, ela é quem lhe pediria água viva e Ele prontamente lha daria.
E qual seria, então, esta água viva que Jesus daria a mulher para saciar sua sede da alma de modo definitivo? Esta água seria o Espírito Santo.
É interessante notar algumas questões relacionadas ao pedido de água viva:
a) A água é dada por Jesus Cristo gratuitamente a quem pede, não sendo exigida da pessoa qualquer esforço ou pagamento de preço para recebê-la;
b) A água é oferecida mesmo a um samaritano, que na época era um povo desprezível aos olhos dos judeus, mostrando que Deus não tem preferência por este ou aquele povo e nem faz acepção de pessoas;
c) A água seria dada a uma mulher, sendo uma prova evidente de que diante de Deus a mulher tem o mesmo direito que o homem, já que naquele tempo o homem achava que a mulher lhe era inferior;
d) A água seria dada a uma pecadora, pois a mulher que falava com Jesus já tinha tido cinco maridos e estava com um outro que nem marido dela era, mostrando que o amor de Deus agracia pessoas pecadoras em pleno estado de pecado;
Depois do seu diálogo com Jesus a mulher passou a saber quem Ele era, e conhecendo-O, creu nele e sua vida então mudou.
            Conclusão
Você sabe quem Jesus Cristo é? Se você não O conhece, fique sabendo que Ele sabe quem você é e como você está.
A mulher samaritana não O conhecia, mas Jesus conhecia toda sua história e queria mudar seus dias.
O evangelho anuncia hoje o mesmo Jesus que esteve diante da mulher samartina, de modo que os pecadores sedentos poderão experimentar da água viva.
Se seu coração está sedento,  quais são os “poços”  que você tem  ido tirar água para resolver este problema?
O evangelho apresenta Cristo como o “poço” de água viva para saciar em definitivo sua sede.
Jesus disse à mulher: se você soubesse quem te pede dá-me de beber, você lhe pediria e ele te daria da água viva.
Você que por muito tempo não sabia quem Jesus Cristo era, e passou anos com sede, ouça Suas palavras e a Cristo se renda:  Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna (Jo 4.14).
Ao crer em Jesus Cristo e o receber por Salvador e Senhor, seu coração sedento passará a ser  abastecido por uma fonte de água que salta para a vida eterna, e a partir daí você nunca mais terá sede.
Lutero de Paiva Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário