terça-feira, 1 de novembro de 2011

O SIM DE DEUS

O SIM DE DEUS
Quando os noivos dizem “sim” um ao outro diante do altar, eles estão concretizando a promessa que fizeram de se darem mutuamente em casamento para viverem juntos em união de amor.  O SIM leva ao compartilhamento não das coisas que se possui como também da própria pessoa, pois a união conjugal é forte o bastante para promover esta inter-relação integral.
O momento de dizer SIM é o mais intenso, o mais cheio de significado e certamente o mais emocionante da vida, de modo que nada supera este acontecimento. Dizer “sim” e ouvir o “sim” é indicativo de felicidade duradoura, de realização de sonhos e do início de uma nova vida onde duas pessoas se propõem serem um só ser sem, contudo, perderem a individualidade. É certo que o “sim” deve ser dito de coração por ambos os noivos, pois se um deles diz “não” o efeito disto é negar e inviabilizar a realização da promessa para os dois.
Todos que já ouviram este “sim” têm na memória a beleza do gesto e aqueles que esperam por ele vivem dias de grande e gostosa expectativa.
E depois que o SIM é pronunciado na condição de marido e mulher os cônjuges vão experimentar a realização dos sonhos acalentados ao tempo do namoro e do noivado.
PROMESSAS DE DEUS
Você sabia que Deus fez promessas excelentes para você? Que Ele disse SIM em seu favor? Você já ouviu o “sim” de Deus?
Se por muito tempo você pensou que Deus lhe havia dito “não” ao invés de “sim”, ou que Ele nem mesmo lhe havia feito promessas abençoadoras, ou tendo feito que elas não podiam ser experimentadas, hoje é dia de se alegrar em saber que foi exatamente o contrário o que Deus fez.
Deus lhe prometeu excelentes coisas; Ele cumpriu suas promessas; Ele tornou suas promessas totalmente acessíveis.
Para entender o “sim” de Deus em seu favor vamos ver o que o apóstolo Paulo quis dizer quando escreveu: 
Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós (2 Co 1:20).
Primeiramente o apóstolo diz que Deus fez promessas em favor dos homens, pois a frase “porque todas quantas promessas há de Deus” não deixa dúvida a este respeito.
A palavra promessa significa anúncio de que algo vai ser feito e, no caso do versículo citado quem anuncia que vai fazer algo é Deus mesmo, pois Ele é o autor das promessas.
O Antigo Testamento contém o registro do anúncio ou das promessas de Deus em favor dos homens, promessas que ao serem cumpridas e experimentadas por aqueles que delas se apropriam mudam por completo seu futuro, do mesmo modo que o cumprimento da promessa de casar muda por completo o destino das pessoas que se casam.
Vemos no Antigo Testamento que Deus prometeu que um dia enviaria seu Filho ao mundo para salvar os homens da perdição eterna na qual estavam metidos em razão de seus pecados. Observamos também que Deus prometeu que enviaria o Espírito Santo para estar presente na vida dos salvos, de modo que daí por diante pudessem experimentar a presença divina constantemente. Ainda verificamos naqueles registros Deus prometendo aos salvos um futuro glorioso que é habitar para sempre a nova terra que Deus trará a existência no tempo oportuno. De outra parte, é ali no Antigo Testamento que Deus promete fazer a paz entre Ele e os homens, paz que havia sido rompida quando Adão e Eva se afastaram de Deus transgredindo sua ordem. Vale observar, por outra parte, que Deus prometeu justificar totalmente os ímpios de suas transgressões de modo que eles se tornem daí por diante homens e mulheres livres de qualquer condenação diante do Seu trono de Justiça. E nesta promessa de tornar justo o injusto ainda Deus promete assegurar ao justo o direito de viver pela fé e não pelas obras pessoais ou pelo esforço pessoal, de modo que sua vida transcorra bem.
Ou seja, olhando para as páginas sagradas no Antigo Testamento é possível ver uma quantidade enorme de anúncios de Deus e de promessas de Deus em favor dos homens, promessas que uma vez cumpridas e postas ao seu alcance alteram a vida por completo e para melhor.
Afinal, as promessas trazem consigo a marca da bondade e do amor de Deus; elas revelam de forma plena a manifestação de Sua graça; elas indicam que o homem é alvo e objeto do amor divino e por isto mesmo com esperança de uma vida nova.
O SIM DE DEUS
Quando abrimos as páginas do Novo Testamento e lemos com atenção seus registros, ficamos sabendo que aquelas promessas feitas por Deus no tempo antigo encontram-se realizadas, satisfeitas, cumpridas e  concretizadas plenamente.
Segundo o registro do apóstolo Paulo as promessas de Deus, tantas quantas foram feitas, são nele sim.
A segunda parte do versículo citado acima diz que “tantas quantas são as promessas de Deus” essas promessas “são nele sim”. A expressão “são nele sim” precisa ser compreendida adequadamente.
Houve um momento em que Deus disse SIM em relação as suas promessas em favor dos homens e o SIM de Deus que importava no cumprimento de Suas promessas Paulo diz que está “nele” e este “nele” não é outro senão Jesus Cristo.
Noutras palavras, é em Cristo que Deus cumpriu todas as promessas e é em Cristo que todas as promessas de Deus encontram-se disponíveis aos homens, de modo que quem tem a Cristo tem com Ele as promessas de Deus.
Deste modo se pode dizer que não há promessas de Deus para os homens fora de Cristo, pois é em Cristo que todas elas foram concentradas em favor deles.
Por isto mesmo é que o apóstolo Paulo ao escrever que Deus nos tem abençoado com toda a sorte de bênção espiritual em Cristo Jesus (Ef. 1.3), logo em seguida ele começa a registrar as bênçãos espirituais que Deus em Cristo Jesus tornou possível aos homens, a saber: Deus nos escolheu em Cristo; Deus nos predestinou em Cristo para ele para sermos seus filhos; Deus nos redimiu em Cristo; Deus nos selou com o Espírito Santo por crermos em Cristo; Deus nos perdoou totalmente em Cristo; Deus nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo; Deus derramou abundantemente sobre nós sua graça em Cristo. Noutros escritos o autor sagrado informa que em Cristo estão todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento (Cl 2.3); que Cristo é a nossa paz ( Ef 2.14); que Cristo nos reconciliou com Deus (2 Co 5.18) etc. Ou seja, tudo mas tudo mesmo que Deus prometeu para o homem Ele disse SIM em Jesus Cristo, de modo que quem crê em Jesus Cristo experimenta ainda hoje e no futuro ainda mais a concretização plena das promessas de Deus.
Em razão disto Cristo é o SIM de Deus para o homem.
DIZENDO SIM A DEUS
Lembremo-nos de que no casamento o “sim” para realização das promessas deve ser dito por ambas as partes, pois se uma delas diz “não” as promessas não se realizam para nenhum deles.
Vimos no primeiro tópico que Deus fez promessas em favor dos homens e no segundo, que todas as boas promessas que Deus fez Ele as cumpriu em Jesus Cristo, de modo que Cristo se tornou o SIM de Deus para todos.
Mas é certo que para experimentar as bênçãos de Deus o homem precisa também dizer SIM a Deus.
E dizer SIM a Deus implica em confessar a Jesus Cristo como Senhor, recebendo-O como Salvador pessoal, arrependendo-se dos seus pecados e de todo o tempo que viveu rebelado contra Deus.
A Bíblia diz que todos aqueles que receberam a Cristo Deus lhes deu o poder de serem feitos seus filhos (Jo 1.14), e quem é feito filho de Deus goza de todas as suas promessas que em Jesus Cristo encontram-se presentes e acessíveis.
Não há como experimentar as promessas de Deus sem dizer “sim” ao SIM de Deus que é Jesus. Mas é igualmente certo que não deixará de experimentar todas as promessas de Deus aquele que disse “sim” ao SIM de Deus que é Cristo.
A mensagem do evangelho é um convite insistente ao homem para que diga “sim” a Cristo, de modo que unindo-se a Deus através dEle possa experimentar todas as suas promessas, tanto as presentes quanto as futuras.
Deste modo, para experimentar paz com Deus é preciso dizer “sim” a Cristo; para receber o Espírito Santo é necessário dizer “sim” a Cristo; para ser reconciliado com Deus é indispensável dizer “sim” a Cristo, e qualquer outra bênção de Deus para ser provada é preciso dizer “sim” a Jesus Cristo.
Conclusão.

As promessas de Deus, tais como: perdão dos pecados, justificação das transgressões, vida eterna,dom do Espírito Santo, direito de habitar os novos céus e a nova terra e tantas outras somente podem ser alcançadas quando você disser SIM a Deus em Cristo Jesus.
Se o sim para unir homem e mulher em casamento é dito diante do altar, o sim para unir o homem a Deus é dito diante da cruz onde Cristo foi morto por nossos pecados para que perdoados de todas as transgressões possamos viver e participar de Sua glória para sempre.
E convém que você saiba bem o alcance dessa decisão:
Primeiro, ao dizer SIM  você se une a Deus, conforme o apóstolo Paulo escreveu: mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele (1 Co 6.17). Enquanto o sim conjugal une você a outra pessoa, o SIM a Cristo une você a Deus;
Segundo, ao dizer SIM você passa a ter um relacionamento com Deus não de 60 ou 70 anos como é o tempo máximo que alguém pode experimentar no casamento, mas uma comunhão eterna pois aquele que Deus ama Ele ama com amor eterno (Jr 31.3) e,
Terceiro, ao dizer SIM a Deus você se une a Ele de maneira indissolúvel, pois enquanto na vida conjugal a morte dissolve a união dos cônjuges Paulo escreve que nem a morte, nem a vida, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer ouro coisa poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 8.38-39).
Quando você disser SIM a Deus este será o dia mais marcante de sua vida, pois nada pode ser comparada a alegria de sentir-se unido a Deus em Cristo Jesus.
Portanto, diga SIM ainda hoje a Cristo e seja do Senhor para sempre.
 Lutero de Paiva Pereira


Nenhum comentário:

Postar um comentário