segunda-feira, 21 de novembro de 2011

BENEFÍCIOS DA PRESENÇA DE DUES

O tempo em que habitavam o jardim do Éden, geografia onde Deus se manifestava pela viração do dia (Gn 3:8) Adão e Eva, antes do pecado, ouviam a voz do Senhor, falavam com Ele e desfrutavam de Sua presença. Quando pecaram, ambos foram expulsos do paraíso e daí por diante perderam o privilégio da presença do Criador.
A vida fora do paraíso passou a representar um estado de  cativeiro, de sofrimento, de mal-estar e de perda de todos os benefícios que a presença de Deus oferece aos que dela experimentam.
A história humana é testemunha eloquente dessa verdade, pois desde então o homem vive sob os efeitos do caos, enquanto encontra-se afastado de Deus.
Para que tenha uma vida melhor e esperança de uma vida ainda mais excelente, é preciso que o homem volte à comunhão ou ao relacionamento com Deus, pois a partir desse momento os muitos benefícios de Sua companhia podem ser novamente provados.
São muitos e incontáveis os benefícios que o homem tem ao seu alcance quando vive ou prova da presença de Deus, e seis deles serão destacados pra que você se sinta esperançoso de experimentá-los ainda hoje.
Examinando alguns textos bíblicos é possível observar que a presença de Deus traz, dentre outros, os seguintes benefícios para o homem: 1) alegria, 2) abençoa a família, 3) gera descanso, 4) afasta o medo da morte, 5) traz  coragem para enfrentar as lutas e 6) produz grande  satisfação. 
Primeiramente vamos tratar da alegria. O salmista escreve que Na tua presença, ou seja, na presença de Deus, há plenitude de alegria (Sl. 16.11).
Ao se importar em cultivar a presença de Deus o cristão experimenta da alegria plena, da alegria consistente, da alegria verdadeira, da alegria que pode ser provada e experimentada em qualquer momento e em qualquer lugar, pois sendo Deus onipresente Sua presença está acessível ao homem a todo instante.
A alegria tem grande efeito sobre a própria saúde humana, e a Bíblia mesmo afirma que ela consiste num bom remédio: O coração alegre é como o bom remédio (Pv 17.22). Noutro momento a Escritura observa que a alegria produz força ou disposição para viver: alegria do Senhor é a nossa força (Ne 8:10). 
É certo que uma pessoa alegre, e com a alegria vinda do desfrute da presença de Deus, vive muito melhor e com ânimo redobrado, como o contrário é verdadeiro, ou seja, a tristeza mina as forças e adoece.
O segundo benefício da presença de Deus são suas bênçãos. Diz o relatado do profeta Samuel que O Senhor abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tem, por amor da arca de Deus (2 Sm 6.12)Este verso é uma parte do relato da história de quando o rei Davi buscou a arca da aliança para trazê-la à cidade de Sião, pois ele havia decidido que não reinaria em Israel sem que a arca estivesse ali. Enquanto Davi  transportava a arca da terra dos filisteus para a cidade de Sião, ela ficou por alguns dias na casa de Obede-Edom, um israelita. Enquanto ficou guardada ali diz a Bíblia que Deus abençoou aquela casa por amor da Sua arca. Devemos entender que ao tempo desse fato a arca da aliança simbolizava a presença de Deus, de modo que onde a arca estivesse Deus estaria. Como a arca ficou um tempo na cada de Obede-Edom Deus se fez presente naquele lar, e estando ali Sua presença abençoou a todos. Por isto o versículo diz: O Senhor abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tem, por amor da arca de Deus.  Enquanto a arca esteve em sua casa Obede-Edom não precisou clamar pelas bênçãos de Deus, porque Sua presença por si só abençoava aos que se encontravam a sua volta. Uma família que quer experimentar as bênçãos de Deus deve, antes de tudo, buscar o Deus que abençoa, pois suas bênçãos estarão onde Sua presença estiver. 
Descanso é o terceiro benefício que vem com a presença de Deus, e este pode ser notado na experiência de Moises. Deus havia dito a Moisés que sua presença iria com, e que Ele lhe daria descanso (Ex 33:14). Moisés, grande personagem da história bíblica, foi encarregado por Deus para tirar o povo de Israel do Egito e levá-lo à terra prometida. Isto implicaria numa longa caminhada no tempo e na geografia, um percurso cheio de desafios e dificuldades até a chegada ao destino. Para enfrentar a longa caminhada pelo deserto sem ser vencido pelo desgaste, Moisés teve a confortante promessa da companhia de Deus, que estando junto dele lhe daria descanso por todo o tempo da jornada. Deus disse a Moisés: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso. É certo que por todas aquelas centenas e mais centenas de quilômetros e décadas e mais décadas de caminhada, Moisés sempre se viu cercado de problemas e lutas. Porém, diante toda a adversidade a presença de Deus lhe foi garantida e sempre acessível. Deus prometeu isto a Moisés porque ele se envolveu em realizar na terra um projeto divino, e dessa forma Deus mesmo daria Sua presença para lhe dar condições de realizar Sua vontade. 
Grande consolo e ânimo devem ter invadido a alma daquele homem quando soube primeiramente que Deus lhe daria sua presença ou companhia por todo o tempo, e segundo que Sua presença lhe daria o descanso necessário para realizar uma missão assim tão desafiadora como foi aquela de peregrinar do Egito à terra de Canaã. 
Trabalhando na presença de Deus, porém, Moisés encontrou descanso para prosseguir adiante. 
Descanso é algo muito útil ao homem por sua notória e evidente fragilidade, pois ninguém tem vigor suficiente para empreender grandes coisas sem que sinta os efeitos demolidores do esforço.
Moisés encontraria todo tipo de exaustão pela frente rumo ao propósito de Deus, mas contando com Sua presença ele teve o descanso necessário para a reposição contínua de suas energias. 
Somente esse descanso oferecido pela presença de Deus a Moisés é que explica uma vida tão longeva ter terminado bem, pois a Bíblia diz a seu respeito: tinha Moisés a idade de cento e vinte anos quando morreu; não se lhe escureceram os olhos, nem se lhe abateu o vigor (Dt 34:7). 
O verdadeiro e autêntico descanso para o homem não é somente deixar de trabalhar para curtir o ócio ou coisa parecida, mas sim o voltar-se mais para Deus e Sua presença. 

O quarto benefício que a presença de Deus traz para o homem é a ausência do medo da morteAinda que eu ande pelo vale da sombra da morte, diz o salmista, não temerei mal algum, porque tu estás comigo (Sl 23:4). A morte, dentre todos os inimigos do homem é o mais temido e sua aproximação causa medo em quem quer que seja, pois ela se apresenta cruel e invencível, e biblicamente falando é inimiga da alma.
O salmista diz que o andar pelo vale sombrio da morte não lhe causaria espanto se ali naquele lugar tenebroso pudesse contar com a presença do Senhor. O momento da morte é o tempo mais solitário do homem, pois nem mesmo a companhia do semelhante poderá lhe valer de conforto. No entanto, esse momento de solidão poderá ser enfrentado com destemor se a presença de Deus puder ser provada, e sendo provada afasta do coração o medo.

Chegamos agora ao quinto benefício que fala de coragem para lutar. Ao povo de Israel foram ditas essas palavras encorajadoras: Quando saíres à batalha contra teus inimigos, e vires cavalos, carros, e exército mais poderoso do que o teu, não os temerás, porque o Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, está contigo (Dt 20:1). A vida é um grande ringue, cujas lutas são travadas diuturnamente e sem cessar. E para se lutar sem covardia, sem medo, sem fracasso é preciso coragem, a qual deve ser buscada na fonte principal, ou seja, Deus. 
Deus encorajou os israelitas à luta empreendida contra inimigos, exércitos e em batalhas além de suas próprias forças. Porém, como Deus estaria com eles por todo o momento a orientação foi: não temais.
 Buscar coragem, disposição, poder ou qualquer coisa necessária à luta fora da presença de Deus, no caso de Israel, seria correr perigo de grandes baixas. 
A presença de Deus dá a coragem necessária para enfrentar as batalhas e alcançar vitória, mesmo quando as forças de quem luta são menores do que aquelas do inimigo que se deve enfrentar. 
Que o digam os israelitas ao vencerem a cidade de Jericó, cujos muros caíram com um simples grito. Mas é certo que antes do grito eles tiveram que sujeitar suas vidas às estratégias de Deus, e quando assim o fizeram Deus lhes concedeu a vitória. Por isto é que o salmista diz que Em Deus alcançaremos a vitória (Sl 108:13). 

Por último, satisfação é outro benefício que a presença de Deus traz aos que a experimentam, o que observamos nas seguintes palavras do salmista: Vale mais um dia nos teus átrios do que em outra parte mil (Sl 84:10).
 A insatisfação atormenta a alma e torna irrequieto e desassossegado quem por ela é dominado. A insatisfação causa grande mal-estar e tem força bastante para escravizar suas vítimas.
Uma pessoa insatisfeita é capaz de grandes loucuras para encontrar a satisfação que sua alma reclama, pois tal estado de alma é sempre angustiante. 
As propagandas, por exemplo, têm por objetivo gerar no consumidor a ideia de que ao consumir a coisa anunciada ele ficará satisfeito, e se ela convence neste sentido alcança seu objetivo que é vender.
Onde encontrar a verdadeira satisfação? Tal pergunta está presente em muitos corações, ainda que nem tantas vezes verbalizada para conhecimento do outro. John Ortberg  escreveu que “o coração humano se sente insatisfeito desde que deixou o Éden” (Amor além da razão – editora Vida). 
O salmista, para espanto de muitos, pode responder a indagação sobre onde encontrar satisfação quando escreve que vale mais um dia nos teus átrios do que em outra parte mil (Sl 84:10). 
Numa comparação bastante convincente ele diz que a satisfação de estar um único dia nos átrios da casa de Deus, ou seja, no lugar onde Deus habita e, então, junto à Sua presença, é muito mais prazeroso do que passar mil dias em qualquer outro lugar da terra onde a presença de Deus não pode ser experimentada. 
Conclusão.           
Estes seis benefícios da presença divina podem nos despertar para uma busca mais dedicada de Deus, já que tudo aquilo que sua presença proporciona, a saber: alegria, bênçãos para a família, descanso, afastamento do medo da morte, coragem para enfrentar as lutas e satisfação, são realidades que se mostram úteis e necessárias para uma vida melhor.
O evangelho, cuja palavra significa boas novas, é verdadeiramente uma boa notícia quando seu ouvinte nele crê, pois é através dele que o homem começa a desfrutar da presença de Deus.
Deus faculta sua presença aos homens e Jesus Cristo é o caminho para se chegar a ela, de modo que quem se propuser a ir nessa direção encontrará os benefícios acima relatados.
Experimentar alegria que dá vigor, bênção que alcança a família, descanso para a jornada, coragem para lutar, destemor na hora da morte e descanso que mantém e conserva as forças é direito dos salvos, os quais não precisam de nenhum esforço adicional senão somente se manterem constantemente unidos a Cristo para experimentar tudo isso.
Se receber a Jesus ainda agora como Salvador e confessá-Lo como Senhor, imediatamente você será salvo e ato contínuo contará com companhia de Deus para sempre.
É muito bom ter a companhia de um amigo, mas ter a companhia de Deus é ainda melhor.

Lutero de Paiva Pereira



Nenhum comentário:

Postar um comentário