terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS



Fazer afirmativa implica em sustentá-la com outra afirmativa, de modo que quando se diz, por exemplo, que o dia está bonito assegura-se isto dizendo que o sol está brilhando e que a temperatura se mostra agradável. Se, por outro lado, ao se afirmar que o dia está bonito se diz também que a chuva é copiosa e a temperatura está baixa a ponto de incomodar, esta última assertiva torna falso o adjetivo da primeira. 
Tomando por base esta máxima uma das afirmativas clássicas que se ouve com freqüência em pregações baseadas em II Samuel 13.14, que trata do registro da escolha de Davi por Deus para ser o novo rei de Israel é que esse homem era totalmente conforme o coração de Deus. Com base na expressão Deus buscou para si um homem segundo o seu coração, os pregadores utilizam-se desta parte do texto para dizer que Davi era uma pessoa segundo ou exatamente igual ao conceito de homem que Deus tinha em seu coração. Portanto, a primeira afirmativa é: Davi era conforme Deus.
Seria isto uma afirmativa verdadeira? Não seria mais correto afirmar que com exceção de Jesus Cristo, não existiu um único homem na terra  segundo o coração de Deus, ou seja, alguém que estivesse conforme ou fosse segundo Deus desejasse que fosse?
Afinal, diz Romanos 3.10-11: não há um justo, nem um sequer; não há quem entenda, não há quem busque a Deus.
Quando o pregador se vale da expressão segundo o coração de Deus para afirmar que Davi preenchia todos os requisitos de Deus e era exatamente conforme Seu coração, uma afirmativa que o texto e a realidade parecem não autorizar, ele precisa fazer outra afirmativa que sustente essa ideia de Davi ser realmente um homem incomum, ou seja, não igual aos demais.
E para sustentar a afirmativa primeira, isto é, de que Davi era um homem segundo o coração de Deus, os que adotam esta interpretação do texto começam a procurar em Davi virtudes que Davi não tinha, e muitas vezes encobrir defeitos que Davi tinha, num processo complicado de dar a outros textos a interpretações que eles não acolhem. Assim, dentre outras virtudes atribuídas a Davi os pregadores dizem que ele era um homem segundo o coração de Deus porque se arrependia facilmente.
Mas seria esta uma afirmativa biblicamente sustentável, ou seja, de que ele se arrependia com facilidade e por esta razão era um homem segundo o coração de Deus?
Teria a Bíblia registros que poderiam apontar para esta virtude de Davi como sendo algo presente em seu viver humano?
 Com efeito, não há prova de que Davi se arrependia sempre e rapidamente como dizem alguns. Uma única ocasião que fala do seu arrependimento envolve a atuação do profeta Natã, mas  ali não dá para afirmar que Davi se arrependia com facilidade, pois da forma como foi confrontado, isto é, sem escapatória, sua atitude não teria como ser diferente do que foi.
Portanto, dizer que Davi era um homem segundo o coração de Deus sob este prisma, é lhe atribuir um status que ele nunca teve e talvez nem mesmo pensou ter.
É por afirmar erroneamente que Davi era um homem segundo o coração de Deus, diferente de todos os homens que não são segundo Seu coração, que os pregadores ficam fazendo malabarismos exegéticos evitando falar dos  pecados dele, tais como adultério e assassinato, coisas difíceis de serem atribuídas ao um homem segundo o coração de Deus.
Ora, se a Escritura mesmo faz questão de mostrar os pecados de Davi, não teria feito isto exatamente para dizer que Davi não era um homem segundo o coração de Deus, ao menos conforme a interpretação que ao texto tem sido dada?
Então, o que quer dizer da expressão segundo o coração de Deus constante de I Samuel 13.14, ou mesmo Atos 13.22 quando trata da escolha de Davi como rei de Israel?
Bem, é possível dizer que a expressão segundo o Seu coração signifique que Deus escolheu um homem conforme Seu coração desejou escolher, já que o outro rei, Saul, foi escolhido pelo povo conforme o coração do povo desejou.
Desta forma, quando o texto diz que Davi foi escolhido segundo o coração de Deus isto não quer dizer que Davi preenchia todos os requisitos de ser uma pessoa conforme Deus desejava que fosse e, portanto, totalmente diferente de mim e de você, que sabemos não sermos  segundo o coração de Deus.
Na verdade, o que o texto pode estar dizendo é que Deus escolheu Davi conforme Seu coração desejou fazer, e não mais do que isto.
Assim, que ninguém se desespere ao olhar para Davi e achar que ele é totalmente diferente de si, porque ele era segundo o coração de Deus e você não é.
Console-se, isto sim, com a experiência de Davi no sentido de que mesmo não sendo segundo o coração de Deus, Deus o escolheu segundo Seu coração desejou escolher.
Deste modo, você também poderá ser um homem segundo o coração de Deus ao ser escolhido por Deus através de Jesus Cristo, não porque você é segundo o coração de Deus, mas porque Deus segundo Seu próprio coração desejou escolhê-lo para ser dEle.
Estando em Cristo, aí sim, você se torna um homem ou uma mulher segundo o coração de Deus, porque Cristo é segundo o coração de Deus e quem está nele será visto por Deus segundo Seu coração.
Deus olha e escolhe alguém a partir de Seu próprio coração e não a partir do coração de quem é escolhido, de modo que a pessoa se torna segundo o coração de Deus porque foi escolhida, e não que foi escolhida porque era conforme o coração de Deus.
Portanto, não olhe para as virtudes de Davi para saber se você tem alguma delas a ponto de despertar em Deus o direito de ser escolhido, pelo contrário, olhe para a eficácia da obra de Cristo para encontrar ali o amor e a graça de Deus que O levaram a escolher você para ser dEle.
Para ser um homem segundo o coração de Deus entenda, então, as palavras do apóstolo Paulo: não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo (Tt 3.5).
Lutero de Paiva Pereira

2 comentários:

  1. Agora sim, compreendi. Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Muito massa esse texto. Eu sempre me perguntei sobre isso e vendo a Miniserie da record eu fiquei mais bolado ainda com esse lance que eles dizem que Davi era um homem segundo o coração de Deus.

    ResponderExcluir