sábado, 10 de março de 2012

O LADRÃO DA CRUZ E O EVANGELHO DO REINO

As orações e as músicas indicam, em regra, o tipo de evangelho no qual se crê e, consequentemente, na esperança que se tem.  
É comum os crentes pedirem em oração e afirmar em cânticos desejos tais como: ir para o céu para andar em ruas de ouro; virar anjo depois da morte; ganhar uma mansão celestial na eternidade, etc.
Tais aspirações, todavia, não têm nada a ver com a proposta real do evangelho de Jesus Cristo, de modo que esperar por elas é ter a certeza de não alcançá-las nunca.
Com efeito, que prazer pode existe em andar em ruas de ouro? Ou, virar anjo para voar? E ainda, morar nunca casa enorme, com várias suítes, nos céus?
Portanto, o melhor que os crentes fazem é olhar para a Escritura para conhecer o verdadeiro evangelho e seu propósito, tendo por  base, no caso, a experiência do ladrão na cruz.
Se os pregadores não promovem o evangelho que se ouça o ladrão, claro, o convertido.
Diz o texto de Lucas que arrependido o ladrão suplicou a Jesus: Senhor, lembre-se de mim quando entrares no teu reino (Lc 23.42).
Ao pedir que Jesus se lembrasse dele quando entrasse no Reino, obviamente o ladrão estava seguro sobre um Reino no qual Jesus em breve se encontraria.

Ora, se ele sabia algo a respeito desse Reino é porque tinha ouvido falado dele na cadeia, ou antes mesmo de chegar lá, já que enquanto esteve pregado na cruz não teve tempo para isto.

A mensagem sobre o Reino de Deus poderia ter chegado ao seu conhecimento através de três fontes distintas, a saber, dos profetas do Antigo Testamento se leu as escrituras; dos lábios de João Batista que pregou naquelas cercanias ou do próprio Jesus, que sempre ocupou desta mensagem.

Quer os profetas, quer João Batista, quer Jesus todos se ocuparam da mensagem do Reino que estava por vir, não se preocupando em prometer ruas de ouro, transformar homens em anjos ou garantir  mansão celestival para aqueles que os ouviam.


Afinal, o  que o evangelho por  Jesus anunciado propunha era tornar os salvos participantes do Reino eterno de Deus.
Por isto o pedido do ladrão foi que Jesus se lembrasse dele quando entrasse no Reino.
Em vários registros dos evangelistas a ênfase deles é que Jesus pregava o evangelho do reino:
E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. Mateus 4:23
E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. Mateus 9:35
E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele, Lucas 8:1
E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Mateus 24:14
E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, Marcos 1:14
Ele, porém, lhes disse: Também é necessário que eu anuncie a outras cidades o evangelho do reino de Deus; porque para isso fui enviado. Lucas 4:43
A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. Lucas 16:16
A propósito, a Nicodemos Jesus disse que ele precisava nascer de novo não para ir para o céu andar em ruas de ouro, virar anjo e voar ou para morar em mansão celestial, mas para que visse e entrasse no Reino de Deus, conforme está escrito : Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus (Jo 3.3)
Portanto, quem foi evangelizado por outro evangelho sob promessas vãs, o melhor a fazer é se deixar evangelizar pelo evangelho verdadeiro, a saber, aquele que salvou o ladrão da cruz, o qual consiste em transportar pessoas do império das trevas para o reino do seu Filho do seu amor (Cl 1.13).
Deste modo, ao invés de pedir coisas absurdas e cantar sonhos irrealizáveis, o crente deve glorificar a Cristo por ter lhe dado o direito de ser participante do Seu Reino, o qual por Ele foi inaugurado ao tempo de Sua ressurreição, e será plena e totalmente implantado na terra quando do Seu retorno.

Diante disto, orar como Jesus ensinou, ou seja, venha o teu reino é, pois, a melhor coisa a fazer.
Lutero de Paiva Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário