quarta-feira, 26 de outubro de 2011

VIDA COM 3 S


Muita gente viu ou mesmo brincou de jogar pião. Rodando o brinquedo com a impulsão de uma corda que dele se desenrola enquanto é puxada isto lhe dá rotação suficiente para em alto giro mantê-lo rodando em equilíbrio. No entanto, à medida que a velocidade começa a diminuir o pião perde giro, fica lento, começa a cambalear e logo se estatela no chão.
Algumas pessoas neste momento poderão estar provando da experiência do pião, pois a perda das forças de viver está diminuindo seu ritmo e própria vida parece preste a acabar.

Este fenômeno tão comum ao ser humano chama-se crise existencial e consiste num beco estreito, escuro e frio onde o número de perguntas é maior do que o de respostas.

A crise existencial não faz distinção quanto a suas vítimas pois atinge indistintamente a todos.
Ao tempo dela perguntas tais como: “por que existo?” ou “para que existo?”, ainda, “o que é a vida?” levam o coração ao desespero.

A Bíblia é uma grande ajuda para momentos como este.

No capítulo 1º de sua carta aos efésios o apóstolo Paulo apresenta em versículos distintos o seguinte: que Deus, em amor, nos predestinou para ele (v. 5), e isto para sermos para o louvor de sua glória (v. 12), depois de ter nos escolhido em Cristo antes da fundação do mundo (v. 4).

Nesses versos três verdades básicas apontam para realidades que começando com a letra “s”, a saber, sentido, significado e segurança explicam o título desta mensagem.

Seguindo, então, a ordem da apresentação do texto bíblico feita acima o primeiro s da vida com 3s a ser analisado será sentido de existir, sentido empregado com a idéia de rumo, direção ou alvo.

Andar sem rumo ou sem direção, andar sem saber para onde se está indo é coisa tantas vezes desesperadora. Pessoas que já passaram pela terrível experiência de se sentirem perdidas em algum lugar, totalmente incapazes de dar um único passo em frente por não saberem para onde estão indo sabem muito bem o que isto significa.
Uma vez a Televisão mostrou o sofrimento que dominou um grupo de amigos que se perdeu na selva amazônica, tendo fica ali por dias sem nenhuma chance de achar a saída até que foram achados por um grupo de salvamento especializado.
Sem direção, sem rumo, sem saberem para onde deveriam ir eles sentiram na pele o drama de não ter sentido ou direção. 
Se ficar sem direção numas poucas horas ou dias já é algo sofrível, o que não dizer do desespero que toma conta da alma quando a pessoa está sem rumo ou sem sentido na própria vida.

         Para tais pessoas o apóstolo Paulo relata a ação de Deus em seu favor para dar-lhes sentido certo e direção correta na vida, afastando a sensação de não saber para onde ir ou para onde está indo. Ele escreve: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda a sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo... e nos predestinou para ele.
         Quando a Bíblia assegura que Deus nos predestinou para ele  o que é ela quer dizer com isto é que Deus se tornou o sentido ou o rumo de nossa existência ao nos predestinar para Ele.

         Se Deus nos predestinou para Ele então será na direção de Deus que estamos indo, e quem tem Deus como direção tem o melhor e mais seguro sentido na vida.
         E se Deus se torna o sentido de sua vida, se Deus é o rumo seguro de sua caminhada isto faz com que sua alma seja sarada da sensação de estar andando como um carro em meio à neblina, que por não ver nada e não sabendo o que tem à frente corre o risco de se envolver em um desastre. 
         Ter Deus como o sentido da vida é sair do meio do nevoeiro para a claridade e ver ao longe a estrada que deve caminhar e cujo final é bom.
         Se Deus nos predestinou para ele, isto quer dizer que Deus mesmo se tornou o norte verdadeiro e fim último de nossa existência.
Da mesma forma que a agulha de uma bússola é sempre atraída pelo chamado norte magnético para indicar os pontos cardeais, a partir do momento que Deus se tornar o seu sentido Ele passará a atrair você sempre para Ele, capacitando-o a posicionar-se bem em todos os demais pontos do seu viver.
        
Tendo sido predestinado por Deus e para Deus, isto quer dizer que você pode viver num mundo de tantas situações confusas sem que nada lhe roube o sentido ou o rumo da vida, o que é muito bom.
         Quem tem Deus como o sentido ou a direção de vida e não se demove deste rumo, qualquer que seja a intensidade dos ventos ou da tempestade que sopram na terra não modificará a sólida estrutura de fé e pensamento quanto ao sentido último de todas as coisas.
         Falar que Deus é o sentido do seu viver não significa dizer simplesmente que Deus dirigirá seus passos na vida, mas que seus passos na vida se dirigirão em direção a Deus, o que a torna mais agradável.
Assim, o primeiro s da vida com 3 S é sentido e o verdadeiro sentido da vida é Deus.

O segundo s da vida com 3 S fala de significado ou motivação para existir.
         Pessoas que não têm motivo para viver vivem pensando no tempo de deixar de existir, e este sentimento tortura a alma com pensamentos ruins roubando o brilho de tudo que está à volta.

Quando a mente é dominada por tal sugestão a pessoa tende a se sentir incapaz de tirar os pés da cama para enfrentar o dia que amanhece.
         Por isto, ter um significado de vida é essencial para viver, e quando ele insiste em não aparecer a própria vida insiste em querer desaparecer.
         O apóstolo Paulo escreve: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda a sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo... a fim de sermos para o louvor de sua glória.
        
Tão logo Deus nos predestinou para ele, dando sentido a nossa vida, Ele também deu significado a nossa existência ao nos dar como motivo de vida o sermos para o louvor de sua glória.

         Quando Deus se torna o sentido de sua existência sua vida ganha um rumo certo e quando Ele o destina para ser para o louvor de sua glória de Deus ela ganha significado.

         Viver para glória de Deus é o grande, o maior e o mais sublime significado do viver humano.

         Não há na terra função mais elevada dada ao homem do que poder expressar a glória de Deus, e foi exatamente para isto que Deus o predestinou para Ele.

         A famosa escultura de Davi, obra tão magnífica do grande escultor Michelangelo ao ser admirada pelos que a contemplam nada mais faz senão louvar o seu escultor.

         Elogiar a escultura é magnificar o artista e admirá-la é engrandecer quem a realizou.
         Da mesma forma que Davi de Michelangelo glorifica Michelangelo você, por ter sido chamado para ser para louvor da glória de Deus enaltece a Deus em seu viver humano.

         Predestinado para o louvor da glória de Deus, Deus mesmo qualificará sua vida para que ela seja capaz de dignificar Aquele que de todas as coisas é o Criador.

No entanto, quando Deus o predestinou para o seu louvor, isto significa que você foi chamado pelo próprio Senhor da glória para de alguma forma representá-lo neste mundo manifestando em seus feitos todo o esplendor do seu Ser. Certamente este é um status que deve lhe encher de alegria e contentamento, ao mesmo tempo em que se mostra agradecido a Deus por tamanha honraria.
        
Portanto, o segundo s da vida com 3 S diz respeito ao significado de viver, que outro não é senão viver de modo a manifestar a glória de Deus.

Finalmente, o terceiro s fala de segurança.
O apóstolo escreve: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda a sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele...  
         Se o primeiro s fala que você foi predestinado para Deus, de tal modo que Deus se tornou o sentido de sua vida, e o segundo que você tem agora um significado para viver que é viver para manifestar a glória de Deus, o terceiro s a verdade a chamar a atenção é que foi Deus mesmo quem o escolheu para ele, e isto lhe segurança de ser eternamente dEle.
         Foi Deus quem o escolheu para ele e não você que se ofereceu para ser dEle, sendo esta ordem muito importante para ser lembrada sempre.
 A iniciativa de Deus em escolher você prova que Ele o amou e providenciou tudo para que você fosse dEle eternamente.
        
Se Deus o escolheu então você pode estar certo e seguro de que esta escolha é inalterável e irreversível, pois a Bíblia nos assegura a vocação de Deus e os seus dons são eternos e imodificáveis (Rm 11.29).

Portanto, se Deus o escolheu para Ele, esta escolha nunca mais será alterada, segurança está que se torna uma pilastra para uma existência firme.
        
         Assim, quem tem segurança quanto ao sentido e o significado da vida, tem alegria para viver a transitoriedade dos próprios dias.

Estaremos para sempre com o Senhor (1 Ts 4.17) disse com segurança o apóstolo Paulo.       
O fato de Deus haver escolhido você para Ele é obra exclusiva de sua graça, e o amor de Deus para com aqueles que Ele escolheu é um amor inesgotável, conforme o apóstolo Paulo escreveu:

         Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as cousas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Rm 8.38-39).

         Note que o apóstolo é enfático ao dizer que ele está certo de que nada poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

         Assim, o terceiro s da vida com 3 S é segurança, isto é, certeza de ser de Deus e estar com Ele hoje e sempre.

Conclusão.
         Sair da crise existencial com a dimensão de ter Deus como sentido, de existir com o significado de viver para glória de Deus e, ainda, com a segurança de ser eternamente de Deus, é das experiências a mais gratificante.

         Mas onde o homem pode provar estas três verdades tão essenciais para que sua crise existencial seja, enfim, vencida? A resposta é: em Jesus Cristo.

         Jesus Cristo foi enviado ao mundo para salvar o homem também desta crise terrível, pois os que nele crêem se tornam filhos de Deus, e os filhos de Deus vivem com sentido, com significado  e com segurança.
         Se você é como aquele pião que perdendo o giro está prestes a parar de rodar, a única força capaz de dar novo impulso a sua existência é Jesus Cristo, o Filho de Deus.
         Há muitos séculos o salmista escreveu: Tu, SENHOR, me fará ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente (Sl 16.11).
Lutero de Paiva Pereira 

Um comentário:

  1. Quanta sabedoria em compartilhar entendimento da Palavra de Deus. Deus continue iluminando-te.

    ResponderExcluir