segunda-feira, 2 de junho de 2014

O SUCESSO DA IGREJA


Um prédio para ter ser edificado com boa durabilidade e para não sofrer qualquer dano, precisa ser lançado em bases sólidas e com emprego de material de boa qualidade, o que exige um  empreendedor idôneo.
A igreja tem seu empreendedor, e empreendedor altamente idôneo, a saber, Jesus Cristo, de modo que o resultado de sua edificação será de excelência, pois a obra está garantida por suas próprias palavras: eu edificarei a minha igreja (Mt 16.18).
Se Cristo não tivesse se empenhado pessoalmente na edificação da igreja, o que se poderia esperar desse “empreendimento” espiritual seria sua ruína total, pois os homens não têm idoneidade suficiente para concluir obra tão relevante.
Todavia, como Jesus disse que Ele mesmo edificaria sua igreja, a despeito dos muitos desvios doutrinários e comportamental  de muitas igrejas, o que os crentes fieis podem ficar certos é que a igreja finalmente será trazido à luz com sua realidade vitoriosa.
Todavia, o versículo acima citado indica um fato que muitas vezes foge a percepção geral , a saber, que Jesus não disse que edificaria as igrejas, nem mesmo que edificaria a igreja, mas sim, que edificaria a Sua igreja. Deve ser observado ali o pronome possessivo minha: eu edificarei a minha igreja.
Existem muitas igrejas, é fato, mas Jesus disse que edificaria a igreja dEle, de modo que dá para entender muito bem que Jesus tem a igreja dele que está presente no meio dessa multidão de igrejas que se espalha pela historia e pela terra, embora nem todas possam ser identificadas como sendo Dele.
É importante saber que a igreja de Cristo, a igreja que Cristo edificar, e somente esta, é que as portas no inferno não prevalecerão contra ela (Mt 16.18), enquanto as demais no tempo serão vencidas pelas referidas portas.

Ao final da história todos verão que a igreja de Cristo, e somente a dEle é que efetivamente vencerá, de modo que o sucesso da igreja está na sua edificação e não na aparência que vem dos seus números, dos movimentos que produz, dos valores que arrecada ou de coisa parecida com tudo isto.
Lutero Paiva Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário