Ausência de sofrimento por si só não é garantia de contentamento,
pois existe muita gente que não sofre e nem por isto o contentamento as
alcança. De outra parte, muitos que vivem cercados por sofrimento têm o
contentamento como sua marca registrada.
Em regra geral o motivo que nos move ou nos leva a fazer tudo ou
quase tudo o que fazemos, é a vontade de encontrar contentamento, pois uma vida
descontente é quase um estado de morte.
Estudando, trabalhando, viajando, comprando, casando ou até mesmo
praticando uma religião contentamento é um dos alvos principais.
É fato que na vida existem momentos de contentamento, mas são tão
passageiros e transitórios que nem mesmo começamos a experimentar seus efeitos e
eles vão se acabando e fugindo do nosso controle e domínio.
Adquirir a primeira casa, comprar um carro novo, passar no
vestibular, arranjar um emprego, etc., são coisas que já nos deram algum tipo
de contentamento, mas passado o seu momento eles
deixam de ser fonte de contentamento da
alma.
Como o contentamento que
essas coisas produzem se esgotam no próprio ato de experimentá-las, é
impossível ter um contentamento duradouro a partir delas.
A busca de contentamento pessoal encontra justificativa
na Bíblia quando o apresenta como um cosmético para o rosto e um tônico para o corpo.
Sem dúvida alguma o contentamento embeleza o rosto e dá saúde para
o corpo e para a alma.
Quando se ouve dizer que certa pessoa morreu de tristeza, isto quer dizer que a
falta de contentamento foi
tão séria que ela não resistiu aos seus efeitos mortíferos.
Quando olhamos para uma pessoa triste
ou descontente é possível ver quão destruidores são seus efeitos e como o
descontentamento abate sem piedade suas vítimas.
O livro de Provérbios diz que “o coração alegre aformoseia o
rosto” (Pv 15.13), e isto demonstra que a formosura depende direta ou
indiretamente de um coração contente ou alegre.
Noutro momento o mesmo livro afirma que “o coração alegre é bom remédio”
(Pv 17.22), e neste caso a ênfase está posta no sentido de apresentar o contentamento como algo bom para o corpo, agindo em
favor da saúde física e emocional.
A tristeza adoece ao passo que o contentamento cura.
A tristeza rouba a formosura, enquanto o contentamento a
restabelece.
Desta forma, prisioneiras do descontentamento algumas pessoas
perdem seu vigor físico e adoecem, ao passo que outras encarceradas pela
tristeza manifestam uma feiura incompatível com seus próprios traços fisionômicos.
Considerando que o contentamento é importante para se ter uma vida
saudável, busquemos na Escritura Sagrada informações que nos levem a desfrutar
de um viver contente.
O apóstolo Paulo se apresenta como um incentivador do viver
contente, e o faz autorizado por uma experiência de vida que o qualifica a
ensinar algo a respeito da fonte do contentamento duradouro, pois mesmo
tendo tido uma história marcada por grande sofrimento, ele experimentou
contentamento em meio a tudo que passou.
Escrevendo sua carta aos Filipenses ele diz:
“porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.
Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias,
já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como
de escassez; tudo posso
naquele que me fortalece” (Fp 4.10-13).
Destas palavras tão abençoadoras do apóstolo, lições de
contentamento podem ser apreendidas, com o fim de restabelecer a alma e curar o
corpo dos que estão escravizados pela tristeza.
Em primeiro lugar, Paulo demonstra que o viver contente envolve um
aprendizado. Ele afirma: aprendi
a viver contente.
Seria bom aprender a viver contente já que muita gente influenciada
por fontes ruins, acabou aprendendo a viver descontente.
Não é pequeno o número de pessoas que literalmente aprendeu a
viver descontente com tudo e com todos, tendo sempre razão para reclamar de
tudo e de todos.
Se o viver contente envolve um aprendizado, toda pessoa que
desejar aprender a viver contente poderá chegar lá, e assim mudar o curso de
sua história.
Na “escola” do contentamento Paulo foi um aluno exemplar, pois ele
não só desejou aprender a viver contente, como também se esmerou em ir à fonte
idônea para lhe ensinar o contentamento desejado.
E tendo concluído o “curso” com nota máxima Paulo pode
dizer: “aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.”
Ser diplomado na escola do contentamento é com certeza uma das
formaturas mais valiosas que alguém pode alcançar, e quem nessa “escola” se
matricular e nela se graduar verá que o esforço empreendido no aprendizado tem
grande recompensa.
Decida hoje mesmo matricular-se na “escola” que o apóstolo Paulo
“estudou” para que seus dias futuros sejam em tudo diferente daqueles vividos
até agora.
É preciso saber que a “escola” de Paulo se chama Jesus Cristo.
Em segundo lugar, depois de dizer que aprendeu a viver contente Paulo afirma que este aprendizado o
capacitou a viver contente em
toda e qualquer situação.
Isto quer dizer que o contentamento que o apóstolo experimentou
não estava condicionado ou sujeito às circunstâncias, de modo que em qualquer
delas o contentamento era possível de ser experimentado.
Enquanto é comum observar que algumas pessoas têm algum nível de
contentamento somente quando tudo lhe é favorável ou saiu como previu, Paulo
tem o contentamento mesmo quando as coisas se lhe mostram contrárias.
Na verdade, se alguém depende de momentos favoráveis para viver
contente não poderá esperar dias melhores nem tempos duradouros, isto não só
porque os momentos favoráveis nem sempre são seguros, como também pelo fato de
que momentos favoráveis não são em si mesmos garantia de contentamento.
Afinal, boa parte do descontentamento humano não está ligado
necessariamente às circunstâncias desfavoráveis, mas sim a própria alma que
encontra-se vazia e tem um peito que se tornou morada da tristeza.
Quando a tristeza mora no peito, nada do que esteja a volta
trará contentamento à alma.
Paulo diz que em toda
e qualquer circunstância ele
aprendeu a viver contente, de modo que sabia estar humilhado como também ser
honrado, pois nem honra nem humilhação contribuíam para o seu maior ou menor
estado de contentamento.
Na verdade o viver contente
de Paulo decorria de fonte mais segura.
O incrível é que no momento em que Paulo escreve que aprendeu a viver contente em toda e
qualquer situação, sua experiência é totalmente negativa para fazer esta afirmativa
pois tudo a sua volta lhe é contrário.
Se ele estivesse escrevendo o que escreveu de um hotel
confortável, de uma bela praia às margens do Mediterrâneo ou durante uma
agradável viagem de férias, suas palavras não teriam tanto significado como têm
quando são geradas de dentro de uma penosa e torturante cadeia romana.
Enquanto está preso na cidade de Roma é que o apóstolo escreve que
aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação.
É este contentamento que está acima das circunstâncias que o apóstolo
propõe ensinar.
Em terceiro lugar, depois de haver observado que o viver contente
envolve um aprendizado e que o contentamento pode ser experimentado em toda e
qualquer circunstância, devemos identificar a fonte que nutria o contentamento do
apóstolo.
A palavra contente por ele utilizada tem um conteúdo
maior do que em princípio se pode notar, pois ao afirmar que aprendeu a viver contente o apóstolo está dizendo na verdade que aprendeu a ser auto-contente, ou seja, a
ter contentamento em si mesmo independentemente do que o cercava.
No original a palavra contente é autarkes, que em português é autarquia, termo que indica uma empresa
pública que tem patrimônio e receita próprios sendo, portanto, independente
para gerir-se a si mesma.
Parece que Paulo era egoísta ou egocêntrico por se dizer auto-contente, de modo a
dispensar tudo a sua volta para viver a vida com satisfação.
No entanto, bem compreendida a questão a verdade é exatamente o
contrário, pois vida egoísta tem a pessoa que exige que outro lhe dê o
contentamento que ela não possui. Vida egocêntrica desenvolve quem reclama de
terceiros o contentamento que não encontrou por si mesmo.
Quem espera que os outros lhe traga o contentamento que não tem,
escraviza as pessoas ao seu interesse e acaba se frustrando, pois ninguém é
fonte permanente de contentamento para ninguém.
Se você é uma pessoa descontente, é provável que ninguém ou nada a
deixará contente.
Paulo não escravizou e nem exigiu das pessoas o contentamento que
experimentava, já que a origem do seu viver contente estava alicerçada em fonte
mais segura e duradoura, a saber, Jesus Cristo.
Ao escrever: tudo posso
naquele que me
fortalece”, Paulo indica quem
o fortalecia para ter o viver contente que provava.
Era Cristo quem fortalecia Paulo e lhe dava o contentamento acima
das circunstancias.
Blaise Pascal, filósofo e matemático francês do sec. XVII dizia
que dentro do homem há um vazio em forma de Deus que somente o próprio Deus
pode preencher.
Somente Cristo pode preencher o espaço vazio existente no coração
humano, proporcionando ao homem o viver
contente que é próprio
daqueles que O receberam como Salvador e o confessaram como Senhor.
Se você conhecer a Cristo e prosseguir em conhecê-Lo cada vez
mais, verá que Cristo é verdadeiramente uma fonte de contentamento perene.
Conclusão.
É possível ter uma vida contente ao aprender a ser independente
das coisas, das circunstâncias e das pessoas para se tornar dependente somente
de Cristo como a fonte verdadeira, plena, inesgotável e sempre acessível de
contentamento.
Somente Cristo pode contentar a pessoa por todo o tempo e o tempo
todo, e isto até mesmo nos momentos mais difíceis pois é através de Cristo que
o homem tem o relacionamento com Deus restabelecido, e isto é fundamental para
o contentamento verdadeiro.
Alister MacGrath registra em sua obra O Deus Desconhecido, a
seguinte história:
“certa vez perguntaram a um escritor de prestígio: O que gostaria
que lhe tivessem dito quando tinha dezesseis anos, que agora sabe ser
verdadeiro? Sua resposta: ‘Eu gostaria que alguém me tivesse dito que, quando chegamos ao topo, não
há nada ali.”
Não é pequeno o número de pessoas que escalaram grandes “montanhas”
na vida em busca de contentamento, supondo que poderiam encontrá-lo quando
estivessem no seu topo, mas chegando lá experimentaram a dor de não terem
encontrado o que mais desejavam, a saber, um viver contente.
O coração humano, para ter contentamento, requer mais que um
relacionamento com outras pessoas; requer mais que possuir um bom número de
coisas; requer mais do que grandes holofotes de reconhecimento. O coração
humano para provar o verdadeiro contentamento precisa encontrar-se com Deus,
através de Jesus Cristo, o Salvador.
Pessoas descontentes buscando contentamento em fonte errada
multiplicam suas dores e consomem preciosos dias de vida sem proveito algum.
Conta-se a história de uma família que comprou uma fazenda e
mudou-se para lá para trabalhar a terra. A primeira preocupação do pai foi
construir a casa perto de um riacho para ter água de fácil acesso. No entanto,
passados seis meses o rio secou e não mais retornou com suas águas cristalinas.
Sem opção de obter água com facilidade o homem descobriu um novo riacho mais
distante e rumou em sua direção para ali construir uma nova casa. Mas
qual não foi seu espanto quando no transcurso de um ano de morada no novo lugar
o riacho também se secou e não mais retornou com sua abundância de água.
Pressionado pela situação, aquele homem se pôs à procura de um novo rio que
pudesse lhe dar tranqüilidade duradoura. Tendo encontrado um morador da região
foi logo se aconselhando onde deveria fixar sua nova residência para evitar
transtornos de uma futura mudança. Naquela conversa o pai de família ficou
sabendo que os riachos onde havia morado antes eram temporários e o que o único
rio perene que oferecia água com sobra sem nunca secar estava em local mais
adiante, onde finalmente foi morar.
Esta história ilustra a vida de muitas pessoas que buscando
contentamento em “fontes” de curta duração, fontes que secam, tiveram que mudar
várias vezes de direção na incansável busca de uma fonte duradoura.
São consoladoras e convidativas as palavras de Jesus ditas à
mulher samaritana:
Mas aquele que beber da água que eu lhe der
nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água
que salte para a vida eterna (Jo 4.14).
Se você deseja ter um viver contente real e
duradouro vá a Cristo, a fonte de água viva que na seca jamais, e nEle
permaneça e então poderá dizer como o apóstolo Paulo disse: tudo posso naquele
que me fortalece, inclusive viver contente em toda e qualquer situação.
Lutero de Paiva Pereira
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