quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

VOCÊ TEM FUTURO?



O sentimento de não ter futuro é muito doloroso, pois uma pessoa vivendo sem um amanhã esperançoso, qualquer que seja a área, tem pouco interesse pela vida.

O futuro é tão essencial ao ser humano que se pode dizer que quem tem futuro tem presente, e o futuro excelente proporciona um presente melhor.

Na verdade o que dá significado ao dia de hoje é o dia de amanhã, é a possibilidade de se alcançar algo, é a expectativa de realizar um sonho.

Aquilo que se espera, que se deseja obter, a expectativa que se carrega em relação a algo novo é um combustível para a alma e dá dinâmica a vida, sendo certo dizer que o futuro bom constrói o presente e o futuro ruim o destrói, de modo que para se ter um viver saudável hoje é preciso esperar por algo bom no amanhã.

O futuro pode ser dividido em três momentos distintos. Em primeiro lugar temos o futuro imediato, onde estão depositados os sonhos de realização mais próxima e rápida; em segundo, vem o futuro mediato cujas expectativas demoram um pouco mais para serem alcançadas, pois estão num tempo bem mais distante e, em terceiro e último lugar está o futuro remoto, o futuro longínquo que aponta para uma época muito distante.

As pessoas que vivem sob a influência do futuro imediato e do futuro mediato, ou seja, do futuro das expectativas de realização de curto e médio prazo estão sempre cheias de energia pelo prazer de esperarem pelas coisas e pelos sonhos que estão na iminência de serem realizados. Mas muito mais satisfeitas viverão tais pessoas caso sejam consoladas também pelo futuro remoto, porque esse futuro é mais que essencial e faz bem para a alma.

O futuro remoto aqui referido trata das promessas feitas por Deus em favor daqueles que se tornaram seus filhos ao tempo em que creram em Jesus Cristo.

Considerando o que a Bíblia diz em termos de futuro remoto é possível crer que ele será real e excelente um dia, daí a importância de conhecer um pouco de como ele será, para que isto nos ajude a viver melhor hoje.

Biblicamente falando a pessoa que crê em Jesus Cristo é estimulada a viver sustentada por um futuro glorioso, pois o evangelho não só lhe traz uma boa esperança, como também garante a sua realização.

Quando Jesus ressuscitou todo poder lhe foi dado no céu e na terra (Mt 28.18), e em razão disto Ele se tornou capacitado para garantir para sempre o futuro daqueles que são salvos por meio do Seu sacrifício.

O homem não tem domínio sobre o futuro, pois o futuro a Deus pertence, mas o futuro tem domínio sobre o homem influenciando seus dias de forma muito objetiva, de modo que se o futuro não o atemoriza, mas conforta; se o futuro não o angustia mas consola; se o que está por vir não lhe cria repulsa mas gera atração, então se pode dizer que esse futuro domina você para o bem e não para o mal, para a vida e não para a morte, para a esperança e não para o desespero.

Em termos de futuro a fé cristã tem a melhor esperança a oferecer ao homem ao apontar, ao tempo da segunda vinda de Cristo, para o estabelecimento do Reino de Deus na terra, ocasião em que dele participarão todos aqueles que foram salvos por Jesus Cristo. Ignorar ou desconhecer essa esperança da fé, na prática, é viver sem fé, e o melhor da fé, conforme a Escritura Sagrada informa, ainda está por acontecer, e acontecerá quando Cristo restaurar todas as coisas.

O apóstolo Pedro diz que nós, segundo a promessa de Deus, esperamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça (2 Pe 3.13), e tais palavras denotam que o escritor sagrado tem expectativa em relação ao que Deus prometeu para os salvos, a saber, novos céus e nova terra onde habita a justiça.

Esperar aquilo que Deus prometeu é aguardar por um futuro melhor, pois diz a Escritura que as coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam (1 Co 2.9).

Afinal, se Deus já nos deu seu próprio Filho não nos dará um futuro excelente com Ele, escreveu o apóstolo Paulo: Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?  (Rm 8.32).

Sim, é justo esperar que em termos de futuro glorioso Deus tem o melhor para aqueles que Ele salvou em Jesus Cristo.

De outra parte esperar aquilo que Deus prometeu é ter a certeza de alcançar, pois Deus cumpre sua promessa conforme está escrito: Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria (Nm 23.19)?

Portanto, fique certo que aquilo que Deus prometeu, e Ele prometeu o melhor, isto Ele dará aos seus filhos, pois diz a Escritura que desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera (Isa 64.4).
Na conhecida definição de fé apresentada pelo escritor sagrado o que se observa do seu conteúdo é que a fé faz o cristão olhar para frente, para o futuro, para o que acontecerá remotamente dando-lhe certeza de chegar e de lá encontrar o melhor.
Por isto é que antes mesmo de apresentar exemplos de homens que viveram impulsionados e animados pela fé, isto é, pela esperança, pelo futuro, o escritor da carta aos Hebreus diz que a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem (Hb 11.1).
Na primeira parte deste versículo vemos que a fé é apresentada como a certeza de coisas que se esperam, o que significa dizer ser de sua essência a esperança, ou seja, o futuro.
Portanto, fé é a certeza do futuro que se espera.
Na segunda parte do versículo somos informados de que fé é a convicção de fatos que se não vêem, ou seja, a fé não cria fatos mas vê os fatos que Deus criou e espera por eles.
Se quando o homem pecou seu afastamento de Deus lhe roubou o futuro remoto, de modo que passou a viver somente em função do futuro imediato e mediato, a partir do momento que ele é reconciliado com Deus pela fé em Jesus Cristo esta experiência lhe traz de volta a expectativa do futuro distante, pois Cristo lhe assegura a vida eterna, e com ela o direito de ser participante do Reino de Deus que o apóstolo caracteriza como sendo de justiça, paz e alegria no Espírito (Rm 14.17).
Quando o apóstolo João vê o futuro prometido por Deus ele vê que ali não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas (Ap 21.4), porque na terra nova estará o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus (Ap 21.3).
Portanto, à luz da Bíblia o futuro que aguarda aqueles que foram salvos por Jesus Cristo será de grande prazer, e como Deus deseja que todos os homens sejam salvos (1 Tm 2.4 ) e tenham o futuro como garantia de vida, o evangelho chama os pecadores para crerem em Jesus Cristo e se tornarem homens e mulheres que possam dizer: eu tenho um futuro.
Ao crer em Jesus Cristo você poderá dizer com o apóstolo Paulo: porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia (2 Tm 1.12).
Lutero de Paiva Pereira



Nenhum comentário:

Postar um comentário