terça-feira, 18 de setembro de 2012

DEUS FALOU COMIGO


Em termos da comunicação de Deus com os homens é possível dividir os crentes em duas categorias distintas.
Na primeira estão aqueles que poderiam ser chamados de “crentes on line”, os quais insistem em afirmar que Deus fala ou se comunica com eles direta e constantemente toda a semana, quando não, todos os dias. Na segunda, os “crentes off line”, que são categóricos em dizer que Deus nunca fala ou jamais se comunica ou se comunicou com eles.
Estas duas categorias de pessoas são comuns nas igrejas, e com elas dois tipos de crentes, a saber, os presunçosos, ensimesmados e orgulhosos que dizem ouvir Deus todo dia, e os entristecidos, depressivos e complexados, que pelo fato de Deus não falar com eles como fala com os outros, se sentem rejeitados e não amados pelo Senhor.
Ambos os crentes são difíceis de serem lidados, pois suas posições “espirituais” lhes dão uma resistência a qualquer tipo de ensino que tente removê-los destas atitudes.
No entanto, olhando com mais atenção para as Escrituras é possível dizer que ambos , os on line e os off line na verdade estão enganados, pois Deus não fala com os primeiros como eles dizem, nem deixa de falar com os segundos como eles imaginam, pelo contrário, Deus já falou com ambos, só que através de Jesus Cristo e não numa linha direta e exclusiva como querem alguns.
O escritor sagrado ao escrever sua carta aos Hebreus, já nos dois versos iniciais do capítulo primeiro é enfático em dizer que Deus falou com os homens utilizando-se de suas formas distintas de comunicação. Ao tempo do Antigo Testamento, diz ele, Deus falou de muitas maneiras por meio dos profetas (Hb 1.2).
Ou seja, no tempo antigo Deus utilizou-se dos profetas por Ele mesmo comissionados, para comunicar-se com seu povo, de modo que querendo alguém saber o que Deus disse, a via adequada para ouvir eram os profetas.
Quando, no entanto, chega a era do Novo Testamento, que o escritor chama de últimos dias, a maneira de Deus falar com os homens já não é mais através de profetas, mas sim, através de uma via muito mais elevada, a saber, seu próprio Filho. O escritor então informa: nestes últimos dias, nos falou pelo Filho (Hb 1.2).
Assim, no tempo da graça, no tempo do evangelho do reino, o falar de Deus aos homens se dá por intermédio de Jesus Cristo, o qual representa tudo aquilo que Deus desejou falar ou comunicar aos pecadores.
Hoje se o crente deseja saber o que aprouve a Deus que ele saiba; se quer saber o que Deus tinha a lhe comunicar e, se tem interesse em conhecer o que de Deus se pode conhecer, não deve sair atrás de pseudos profetas ou "ouvidores" divinos, pelo contrário, é preciso que seu coração esteja disposto a conhecer a Cristo, e conhecendo-O, ter a experiência espiritual real de saber o que Deus falou.
Quando o crente conhece a Cristo e Sua obra, imediatamente ele está sabendo o que Deus lhe falou, pois tudo aquilo que o crente tem de saber de Deus está em Jesus Cristo.
Deus não fala nada ao homem fora de Jesus Cristo, e em Jesus Cristo o homem sabe tudo que Deus quis lhe comunicar.
Deste modo, tendo Deus centralizado em Cristo todo o seu falar com os homens, é possível dizer que as duas categorias de crentes acima expostas estão totalmente erradas.
A primeira, a dos “crentes on line” porque não existe a possibilidade de uma pessoa estar conectada com Deus a não ser através de Jesus Cristo. Ou seja, não há a menor chance de Deus ficar falando com alguém além daquilo que Ele já falou em Cristo e através de Cristo. De modo que tais pessoas precisam rever esta “voz”que dizem lhes falar, pois ela pode não ser a voz de Deus.
A segunda, a dos “crentes off line”, porque Deus já falou com eles em Cristo, de modo que se desejam saber aquilo que Deus deseja que saibam, precisam voltar seus corações as Escrituras para conhecerem mais e mais de Cristo, e conhecendo-O, ouvirem Deus falar com eles.
Quando, por exemplo, Paulo escrevendo aos romanos diz que Deus prova seu amor por nós pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando nós éramos ainda pecadores (Rm 5.8), o que você acha que Deus está falando com você neste verso?
Está falando que o ama, e que através de Cristo provou que o ama, e esta prova foi dada ao tempo em que você ainda era um pecador.
Não é bom saber disto?
Por outro lado, ao escrever que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo (2 Co 5.19), o apóstolo quer dizer com estas palavras que Deus está lhe falando que através de Cristo Ele afastou a inimizade que existia entre Ele e você, de modo que de agora em diante  você e Ele estão em paz um com o outro.
Não é excelente ouvir isto?
Estes e tantos outros textos da Escritura são o falar de Deus aos homens através de Jesus Cristo, falar que quando ouvido gera grande alegria no coração de quem ouve.
Cristo comunica o amor de Deus a nós, Cristo fala do amor de Deus por nós, e quanto mais de Cristo se conhece, tanto maior será a certeza do falar amoroso de Deus conosco.
Portanto, através de Cristo, e somente de Cristo, Deus falou e Deus continua falando aos homens sobre Sua graça, verdade e propósito.
O crente precisa, e com urgência, ter ouvidos para ouvir a voz maravilhosa de Deus, que lá na cruz do calvário se tornou mais que sonora aos ouvidos de todos.
Se você está na categoria dos on-line, mas fora de Cristo, você não está ouvindo Deus, mas seu próprio coração enganoso. Mas se você é da categoria dos off-line, você não está ouvindo não porque Deus não fala com você, mas porque você não está devidamente ligado a Cristo, o falar de Deus com os homens.
Portanto, deixe-se atrair a Cristo, e aí sim você poderá dizer, com verdade: Deus falou comigo hoje.
Jesus Cristo afirmou: E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo (Jo 12.32).
Lutero de Paiva Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário