quinta-feira, 28 de novembro de 2013

VEM E VÊ

 O evangelista não é um executivo da igreja para fazer algo, mas sim um enviado dela para anunciar alguém. Se o evangelista fez muita coisa mas não apresentou Cristo às pessoas, ele pode ser visto como um empreendedor mas não como um arauto do evangelho.
Felipe, vivendo ao tempo de Jesus, não dispunha de nenhum centro “acadêmico” para qualificá-lo para evangelizar Natanael, quando este duvida que da Galiléia pudesse sair o Messias. Ao invés de falar sobre as quatro leis espirituais ou coisa parecida, Felipe simplesmente diz a Natanael: vem e vê (Jo 1.45).
Ao convidar Natanael a ir  a Jesus para conhecê-Lo, Felipe está tratando na verdade da essência e da alma do evangelho, a saber, ver e conhecer Cristo por experiência pessoal.
Evangelizar não é ensinar um povo a mudar seus hábitos de limpeza ou melhorar sua estética, coisas em si mesmas boas e em nada reprováveis. Evangelizar, pelo contrário, é chamar o pecador a vir a Cristo para conhecê-Lo ou, de outra forma, é levar Cristo às pessoas para que seja conhecido delas, e se convertam ao Seu senhorio para serem salvas.
E para fazer isto o que o evangelista precisa é ele mesmo ter tido um encontro pessoal com Cristo, para depois levá-Lo a outrem. Felipe somente convidou Natanael a ir a Jesus depois que ele mesmo foi a Jesus, tornando-se seu discípulo.
Se alguém precisa de alguma agência missionária para aprender a evangelizar, a melhor delas é a de Felipe, que além de simples é eficaz na mensagem: Vem e vê.
Vem e vê é o método mais que aprovado para evangelizar, mas ele só pode ser aplicado por aquele que já veio e viu a Cristo.
O apóstolo Paulo escreve dizendo que as pessoas não terão como crer se alguém não pregar (Rm 10.14), e pregar aqui tem a ideia de anunciar. Sabendo que a pessoas precisam crer e para crerem necessitam de que Cristo lhes seja apresentado o apóstolo é enfático na pregação ou no anúncio das boas novas.
Vem e vê. O que passa disso não importa ou, se o caso, importa menos.
Se você, a exemplo de Felipe, já viu a Cristo está mais que habilitado a convidar “natanaéis” a virem e verem a Cristo, pois só será salvo quem vier a Ele. Mas se você ainda não veio e nem viu a Cristo, vá e O veja rapidamente para não ser como Jó, que depois de muitos anos descobriu que conhecia a Deus só de ouvir falar, o que percebeu somente depois que viu a Deus: hoje os meus olhos te veem (Jó 42.5). Quem anuncia Cristo sem ter visto a Cristo, é como  um cego apresentando a outro cego uma paisagem que está longe de sua capacidade de perceber.





Lutero Paiva Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário